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Sobre a maratona

A Maratona UNICEF SAMSUNG será organizado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e SAMSUNG.

Esse evento reunirá, na forma de maratona, programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores em geral, com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (APPs) nas salas de aulas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e, História).


inovação na sala de aula

As soluções desenvolvidas durante o evento devem ter como finalidade, promover inovações que contribuam para a melhoria da qualidade educacional.

A Maratona acontecerá no período de 25 de abril a 31 de outubro de 2018 e será dividida em 03 etapas.

  • Lançamento da Maratona e abertura para inscrições: 25 de abril de 2018
  • Maratona on-line: 02 de julho a 24 de agosto de 2018;
  • Evento final de certificação dos participantes será realizado no dia 31 de outubro na Samsung em São Paulo.
Baixe o regulamento completo

Cada equipe deverá obrigatoriamente ser formada por 5 integrantes com os seguintes perfis:

  • 1 professor atuante em escola pública;
  • 1 estudante cursando o ensino médio em escola pública;
  • 3 estudantes (cursando ensino médio, técnico ou graduação) podendo ser de escolas públicas, escolas técnicas, Universidades Públicas ou Privadas, ou de Institutos Federais.

Se você quer participar e não possui equipe ainda, escolha os integrantes faltantes clicando no botão abaixo

Monte sua equipe

Agenda

A Maratona acontecerá no período de 25 de abril a 05 de outubro de 2018 e será dividida em três etapas descritas a seguir:

1ª Etapa

  • Lançamento da Maratona e abertura das inscrições: 25 de abril;
  • Inscrição: 25 de abril a 16 de junho 2018;
  • Avaliação das propostas dos APPs pela Comissão: de 25 a 28 de junho de 2018;
  • Divulgação das equipes selecionadas: 2 de julho de 2018.

2ª Etapa

  • Desenvolvimento dos APPS: 2 de julho a 14 de setembro de 2018;
  • Sessões de tira-dúvidas e mentoria online: 16 de julho a 14 de setembro de 2018;
    Obs. A sessão de tira dúvidas começa na semana do dia 16 de julho e a mentoria na semana seguinte
  • Testagem dos protótipos de APPs desenvolvidos nas escolas: 17 de setembro a 18 de outubro de 2018.

3ª Etapa

  • Evento final será realizado no dia 31 de outubro na Samsung em São Paulo;
  • Entrega de certificação, reconhecimento e bolsa de benefício de R$ 1.000,00 para cada participante.

Áreas de atuação

Os APPs deverão ser desenvolvidos de acordo com as normas e orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Aplica-se à educação escolar, e indica conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade, para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Matemática

Aborda: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas, Probabilidade e estatística.

Português

Aborda: Oralidade, Leitura, Escrita, Conhecimentos linguísticos e gramaticais e Educação literária.

Ciências

Aborda três unidades temáticas: Matéria e energia, Vida e evolução, Terra e Universo.

História

História do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Geografia

O sujeito no mundo; Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Formas e pensamento espacial; Natureza e qualidade de vida; Exercício da cidadania.

Educação Física

Aborda as práticas corporais: Brincadeiras e jogos, Danças e Lutas, Ginásticas, Esportes e Práticas corporais de aventura.

Inglês

Domínio das estruturas gramaticais e incentivo das práticas discursivas e linguísticas da língua estrangeira.

Artes

É a área do patrimônio histórico e cultural da humanidade. Está centrado nas linguagens: Artes visuais, Dança, Música e Teatro.

Saiba mais sobre as áreas de atuação

Reconhecimento

A Comissão Organizadora da Maratona selecionará até 32 (trinta e duas) equipes para seguirem nas etapas 2 e 3 deste concurso. Todos os participantes das 32 equipes selecionadas que cumprirem todas as normas desse regulamento serão contempladas com:

  • Certificado de participação com selo da Softex, UNICEF e SAMSUNG
  • Uma bolsa de incentivo/ reconhecimento no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais)

Parceiros

Iniciativa

Realização

Apoio